Atenção redobrada para tratar a pele com acne no verão



Especialista da Buona Vita dá dicas incríveis para quem sofre com isso


O calor vem com as férias e com a diversão, mas também pode dificultar a vida de quem sofre com a acne. A radiação ultra violeta se torna mais intensa no verão, período em que também costumamos nos expor mais ao sol. Claro que existem aspectos positivos das radiações UV, como a síntese de vitamina D, assim como também existem os aspectos negativos, entre eles o fotodano/envelhecimento e manchas causados pela oxidação do tecido. 


Sobre uma pele oleosa o efeito pode ser devastador, pois o calor proporciona uma sensação exacerbada da oleosidade, pele pegajosa e brilhante. Além disso, quando a pele é acneica o indivíduo pode exagerar na frequência de higienização ou errar a mão nos produtos adstringentes, com tensoativos fortes ou álcool em sua composição gerando uma retirada excessiva da “barreira cutânea” fazendo com que a pele produza mais sebo como forma de defesa, o chamado efeito rebote. Sabemos que são as alterações de barreira cutânea que propiciam o ambiente perfeito para a instalação e aumento da acne, e no verão existem todas as condições para esse tipo de manifestação. 

E o verão pode trazer apenas aumento de acne e oleosidade? Infelizmente não! A combinação radiação + inflamação é a fórmula perfeita para a formação de manchas, visto que a melanina tem função de proteção na nossa pele e que a sua produção pode ficar aumentada devido ao processo inflamatório. Muitas pessoas conhecem esse risco e utilizam o protetor solar, mas com uma base inadequada, ou seja composta de óleo mineral, parafina e outros agentes tamponantes, que podem irritar a pele e gerar ou piorar quadros de acne cosmética ou tropical.

Por isso, ter uma pele bonita sem acne e manchas pode não ser uma das tarefas mais fáceis, mas está ao seu alcance. Limpar, tratar e proteger a pele de maneira correta são passos fundamentais para o controle da acne e da oleosidade excessiva. A seguir algumas dicas valiosas da profissional de estética e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Buona Vita, Isabel Luiza Piatti, para que suas espinhas não sejam um estorvo na estação mais quente do ano/para um verão com a pele perfeita .

DICA 1

Higiene na medida certa 

A higiene diária da pele oleosa ou acneica deve ser realizada com sabonetes líquidos, que contenham em sua formulação agentes que removam a oleosidade da pele como a erva doce e o ácido salicílico, para diminuir a formação de cravos. A limpeza da pele deve ser realizada de forma equilibrada, pois a lavagem em excesso pode provocar sensibilização ou mesmo efeito “rebote” (com maior produção de oleosidade da pele). 

Em seguida deve ser aplicada a loção que irá normalizar o pH da pele, com efeito antisséptico, cicatrizante, anti-inflamatório e controlador da oleosidade, como os extratos de própolis, alecrim, hamamélis e alfa-bisabolol. Esfoliação é bem-vinda para reduzir o tamponamento dos poros, mas quando se trata de esfoliantes com grânulos é recomendada a aplicação apenas em caso de cravos (comedões) . 


Produtos indicados:

Sabonete Líquido 500 ml - Sabonete antisséptico facial e/ou corporal. Elaborado com substâncias tensoativas suaves que não irritam a pele, desobstrui os poros, retirando as impurezas mais profundas, renovando o tônus. Ideal para higienização diária em peles oleosas e acneicas.








Loção Normalizadora 140ml - Para peles acneicas. Diminui a oleosidade, acentua a sua renovação natural moderando a secreção sebácea com ação antisséptica, regeneradora e adstringente.

DICA 2

Tratamento correto 

É importante controlar todos os aspectos relacionados com a formação da acne, incluindo ação hidratante e preventiva de manchas. Com estes cuidados, evita-se que a pele fique com um aspecto oleoso e que a acne piore. Para isso devem ser utilizados ativos como zinco, pepino, aloe vera, silícios orgânicos, ácido salicílico e niacinamida. Para potencializar os resultados já existem tratamentos home care com o conceito IN e OUT onde o produto tópico tem sua função potencializada pele ingestão de um nutricosmético específico com nutrientes como vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina B6, Magnésio, Cromo, Cobre, Selênio e Zinco.

Produtos indicados:
Acne 40g - Alivia o estado crônico da acne, diminui a secreção sebácea e a proliferação de micro-organismos, minimizando a formação de comedões, ao mesmo tempo em que hidrata, descongestiona e refresca a epiderme. Previne a formação de cicatrizes da acne.





+ Control Acne 90 cápsulas - É um nutricosmético, que auxilia na modulação hormonal, reduzindo assim o excesso de oleosidade, minimizando e inibindo a formação de comedões. Aumenta a imunidade, melhora a cicatrização e evita as sequelas de acne e a formação de radicais livres. Coadjuvante nos tratamentos para peles seborreicas e acneicas de todos os graus e no controle da oleosidade. Pode ser utilizado inclusive por adultos e a partir dos 14 anos pelos meninos e após a menarca pelas meninas.

DICA 3

Proteção solar

A radiação ultravioleta dos tipos A e B pode provocar queimaduras, redução das defesas naturais e imunológicas da pele (imunossupressão), envelhecimento precoce e câncer da pele. Para evitá-los é fundamental o uso do filtro solar com FPS e PPD adequados.


Produto indicado:



Hidra Milk Sun FPS 30 (Oil free) / 140ml

Protetor solar indicado para peles oleosas, mistas e sensíveis. Possui exclusiva formulação livre óleo mineral, parabenos e fragrância. Oferece alta proteção contra queimaduras solares. Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele.














Encontre esses e outros produtos Buona Vita clicando aqui.

Gostou do post de hoje? Deixe aqui o seu comentário!


Postar um comentário

0 Comentários

Curso Maquiagem na Web

https://go.hotmart.com/W14915353E