Sem rachar | Hidratação facial



Olá esteticistas, hoje falaremos de algumas opções de tratamento para se manter a pele do rosto hidratada.
Com a temperatura mais baixa, o vento frio e o ar seco, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados, com ar condicionado e sem a devida circulação de ar, o que colabora para o processo de ressecamento da pele. Por isso, os cuidados com a pele devem ser redobrados para que não ocorram desequilíbrios na camada mais superficial da epiderme, mais conhecida como barreira cutânea, ela forma uma película hidrolipídica que recobre a pele, protegendo-a contra as agressões causadas pela poluição e vento, principalmente nessa estação onde temos a sensação de que está “cortando” a pele. Quando esta película se altera devido a falta de água ou de lipídios, por exemplo, a pele deixa de garantir a sua função de barreira física. 

O ressecamento da pele é um dos resultados do comprometimento da barreira cutânea e apresenta diversos sinais, como: aspereza, perda da elasticidade, descamação e rachaduras. Pode ser acompanhado de sintomas como coceira e ardência ao contato com substâncias irritantes. E, para manter a pele do rosto livre desse incômodo, não existe outra escapatória a não ser garantir uma boa hidratação. 

Das peles normais às levemente ressecadas, a hidratação deve ser realizada pelo menos uma vez ao dia. Já as peles com maior tendência ao ressecamento precisam de mais hidratação ao longo do dia.É possível restaurar a barreira cutânea associando o uso de hidratantes que ajudem a recompor o teor de água e lipídeos, componentes de hidratação natural, da pele ou a evitar a perda da mesma através das células epidérmicas, o que nem sempre pode ser feito em casa, por isso é importante que o profissional entenda os tipos de hidratantes: 

Oclusivos: São produtos ricos em componentes oclusivos, os quais retardam a evaporação e perda d’água epidérmica através da formação de um filme hidrofóbico na superfície da pele. 

Umectantes: São produtos compostos por substâncias que retém água na camada córnea, seja por atrai-la da derme (“mecanismo de dentro para fora”), seja, em ambientes úmidos, por atrai-la do ambiente (“mecanismo de fora para dentro”). 

Emolientes: são ricos em substância (ativos) capazes de “preencher as fendas entre as células”, retendo água nesta camada. Tal capacidade hidratante é alcançada graças ao aumento da coesão entre essas células, permitindo maior capacidade de retenção dessas substâncias e redução da perda de água pela camada córnea. 

A Buona Vita possui em diversas linhas produtos indicados para uma boa hidratação facial, são eles:


Monoi Face

Creme para massagem facial formulado com óleo de monoï e ingredientes naturais com ação nutritiva para auxiliar nas manobras de massagem facial (rosto, pescoço e colo), podendo, também, ser usado em protocolos de bem-estar. Melhora a hidratação, proporcionando uma aparência mais saudável e radiante à pele.

Ativos:
Monoï de Tahiti: é um óleo obtido pelo processo de enfleurage das pétalas das flores de Tiaré em óleo de coco, produzido exclusivamente nas ilhas da Polinésia Francesa. Possui propriedades suavizantes, calmantes e purificantes. Por se tratar de um óleo vegetal, é rico em ômegas, que favorecem a nutrição e renovação celular.
Extrato de Coco: propriedades hidratantes, emolientes, amaciantes, antienvelhecimento, nutritivo e tônico. Atua sobre a pele como uma capa protetora ajudando a reter a umidade.
Manteiga de Cupuaçu: É um emoliente com ótima capacidade de promover a hidratação cutânea, oferecendo toque agradável, macio e suave à pele. Contém fitosteróis que agem na reposição lipídica do estrato córneo. Diminui a perda transepidérmica de água por atuar no equilíbrio hídrico, facilitando a regeneração do tecido, hidratando e trazendo de volta sua elasticidade.


Modo de usar:  
Aplique na área desejada previamente limpa e seca, camada suficiente para realizar as manobras de massagem até completa absorção do produto.



Máscara cremosa hidratante

Máscara facial de hidratação intensiva, rica em ativos nutritivos, umectantes e componentes do NMF (fator natural de hidratação), contribuindo para uma pele com aparência saudável e luminosa. Enriquece procedimentos corporais (Spa dos pés, mãos) devido ao seu alto poder de hidratação e recuperação tecidual.


Ativos:
Óleo de Gérmem de Trigo: Emoliente e antioxidante.
Manteiga de Karitê: Rica em ácidos graxos e tocoferóis. Ação hidratante (por oclusão), emoliente, nutritiva, antioxidante e protetora.
Óleo Vegetal: Forma filme protetor permitindo maior retenção hídrica, diminuindo a perda de água por evaporação transepidérmica, melhorando a permeabilidade cutânea. Proporciona toque sedoso e macio à pele. Rico em glicina, fosfolipídeos e poli-insaturados. É excelente fonte de ácidos graxos essenciais e dermocompatíveis que restauram a camada protetora da pele: 55% de ácido linoleico (vitamina F), 7% de ácido linolênico e 24% de ácido oleico. Previne o ressecamento da pele, auxilia no restabelecimento da hidratação da pele, normalizando e reforçando a estrutura do manto hidrolipídico.
Alantoína: tem ação cicatrizante e reepitelizante, amaciante de tecidos hiperqueratócicos e renovadora celular.


Modo de usar:
Antes da finalização, aplicar camada homogênea em toda a face e pescoço, evitando área dos olhos. Aguardar a ação do produto por + ou - 20 minutos e retirar.

Vita D Cream Supreme

Creme potencializado com exclusiva tecnologia Vitamina D Like que atua em sinergia a um pool de ativos para tratamento completo das peles maduras e desvitalizadas. O Creme Vita D Cream Supreme supre integralmente as necessidades da pele madura, propiciando de maneira única a reversão dos sinais de envelhecimento. Como resultado obtêm-se uma pele mais hidratada, saudável, com a restauração da sua textura, uniformização da cor, luminosidade e fortalecimento da estrutura de sustentação da pele, contribuindo para mais firmeza e menos linhas de expressão.

Ativos:
Vitamina D Like: O ativo inovador Vitamina D Like atua restaurando as funções dos receptores da Vitamina D lesados pelo processo de envelhecimento. Estimula os mecanismos moleculares envolvidos na diferenciação dos queratinócitos acelerando a recuperação da barreira cutânea e a renovação da epiderme, promove o efeito de reestruturação da pele, melhora da sua textura e dos contornos faciais. 
Hydromanil: Propicia uma matriz tridimensional na superfície da pele, promovendo hidratação imediata e de longa duração do estrato córneo, além de liberação gradual de outros ativos integrados ao produto. Esta hidratação 3D melhora a adesão entre as células e reduz a descamação, recuperando o bom aspecto e aparência viçosa à pele.
Trehalose: Fração ativa obtida da planta da ressurreição, que deve a sua capacidade de ressuscitar após períodos de seca, devido à grande capacidade de retenção hídrica da trehalose, a qual promove sobre a pele hidratação e protege as células de serem lesadas e degradadas pela desidratação comum às peles maduras. Possui mecanismo capaz de inibir a formação de odores desagradáveis oriundos da pele envelhecida. 

Modo de usar: Aplicar diariamente após limpeza e tonificação com movimentos deslizantes ascendentes para o rosto e descendentes para o pescoço e colo.


Dicas para manter a pele hidratada
- Beba no mínimo 2 litros de água: É uma recomendação importante não apenas no verão, pois no inverno, diversos fatores fazem com que a pele fique mais ressecada.
- Evite banhos muito quentes e muito demorados. A água muito quente retira a oleosidade natural da pele.
- Existem alguns umectantes (compostos com substâncias que matem a pele umedecida) para lábios, além de batons hidratantes.
- Use filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados.


Mas não é só a pele do rosto está sujeita ao ressecamento. O clima frio e seco pode deixar a pele do corpo com um aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas da pele. Mas abordaremos os tratamento corporais hidratantes em um novo post.

Aguardem! 

Gostou do post de hoje? Deixe seu comentário!

Postar um comentário

0 Comentários

Curso Maquiagem na Web

https://go.hotmart.com/W14915353E