6 remédios caseiros que ajudam aliviar a dor de garganta


Seja qual for a causa, a inflamação na garganta é bastante incômoda, pois interfere na alimentação, ao engolir os alimentos, na ingestão de água e até mesmo na respiração.
Como as causas são variadas, é importante o acompanhamento médico e o auxílio da medicação para que o tratamento seja eficaz e seguro.
Entretanto, alguns remédios caseiros ajudam, e muito, a aliviar a dor de garganta e você pode prepará-los com ingredientes que, normalmente, já dispõe em casa. Conheça alguns deles, a seguir:

1 – Mel com Limão

Esta receita caseira talvez seja a mais tradicional e eficaz para aliviar a dor de garganta.
  • 2 colheres de mel misturadas ao suco de 1 limão é o necessário para você sentir um
    pouco mais de conforto e alívio, já de imediato.
Os dois ingredientes possuem muitas propriedades eficazes no combate a inflamações e, por esse motivo, são muito populares no combate à dor de garganta.
O mel é conhecido por ser antimicrobiano e anti-inflamatório, agindo como um fortalecedor do sistema imunológico e das defesas do corpo.
Já o limão, possui grande concentração de vitamina C e acelera a produção de anticorpos no nosso organismo, sendo também um excelente agente anti-inflamatório.

2 – Chá de Gengibre

Os chás, assim como as sopas, são muito recomendados para aliviar a dor de garganta, pois a temperatura quente fornece alívio e conforto à área inflamada.
No caso do gengibre, esta sensação ainda é maior, pois o sabor com leve ardor alivia a coceira e aumenta a secreção do muco, diminuindo a frequência da tosse e aumentando a produção de saliva.
O gengibre é ótimo anti-inflamatório e expectorante e consumi-lo durante uma crise de dor de garganta também vai ajudar a limpar as suas vias respiratórias.

3 – Cravo-da-índia

O cravo da índia é uma especiaria rica em propriedades antibacterianas e antivirais, ou seja, excelente para o combate às dores de garganta.
  • Basta mastigar um cravo-da-índia, como se estivesse mascando um chiclete, sempre que sentir incômodo ou sempre que ocorrer uma crise de tosse. Quando isso acontecer, o cravo-da-índia irá agir como expectorante, limpando suas vias respiratórias e amenizando a crise.
  • Você também pode fazer um chá com o cravo-da-índia. O líquido agirá soltando o muco da garganta e do esôfago e também aliviará a dor, devido à ação analgésica desse remédio natural.

4 – Água Morna com Vinagre de Maçã

Fazer gargarejo com vinagre de maçã e água morna é bastante eficaz para aliviar a dor de garganta.
Já se sabe que o vinagre de maçã é excelente antibacteriano, em razão da acidez elevada do produto. Como a garganta inflamada é um ambiente com proliferação de bactérias, o vinagre de maçã atua eliminando esses invasores.
A água morna, por sua vez, age como dilatadora dos vasos sanguíneos, permitindo a ação do vinagre.
  • Em 1 copo de água morna, misture 2 colheres do vinagre de maçã.
  • Faça o gargarejo de três a quatro vezes ao dia.
Caso você opte por esse tratamento não faça substituições e dê preferência ao vinagre de maçã, evitando vinagres à base de álcool.

5 – Azeite

O azeite de oliva extra virgem é um excelente agente anti-inflamatório.
Segundo pesquisadores da Universidade de Ciências da Filadélfia, Estados Unidos, este óleo vegetal possui, em sua composição, um poderoso agente natural denominado oleocanthal, que combate inflamações e possui um comportamento no organismo semelhante ao medicamento Ibuprofeno, um dos anti-inflamatórios sintéticos mais receitados do mundo.
Por ser capaz de combater irritações, o azeite de oliva é uma boa alternativa para aliviar a dor de garganta. Basta ingerir uma colher do azeite, três vezes ao dia, para obter resultados.

6 – Bicarbonato de sódio

Outro gargarejo bastante eficiente para aliviar a dor de garganta, sem dúvida, é com bicarbonato de sódio, cujas propriedades antibacterianas ajudam a destruir as bactérias que se proliferam na região causando o desconforto e a inflamação.
  • Basta adicionar 1/2 colher de chá do produto a 1 xícara de água morna e realizar o gargarejo três vezes ao dia.

Postar um comentário

0 Comentários

Curso Maquiagem na Web

https://go.hotmart.com/W14915353E