OUTONO | Sem pele sensível (parte2) - PH


 Olá esteticistas, hoje falaremos sobre a tonificação da pele sensível durante o outono. 

A baixa umidade do ar, durante o outono, torna a pele ressecada e, consequentemente, mais propensa a rachaduras ou alergias conforme já falamos em nosso post anterior. Por isso, hoje vamos entender como essa pele pode ser higienizada e equilibrada, com as dicas da especialista em alergias e consultora da Buona Vita, Dra. Loraine Landgraf. Ter a pele sensível é uma característica congênita, influenciada pela genética e a sensibilidade de cada um. 


Para a especialista, não existe apenas uma pele sensível, mas vários tipos de pele sensíveis. “Diferentes fatores, isolados ou combinados, permitem explicar as razões desta sensibilidade, mas a origem pode ser: Vascular. Associada à fragilidade da parede dos vasos sanguíneos, sob a influência de determinados fatores externos, como o consumo de especiarias ou álcool. Ambiental. O vento, a seca, o frio ou a poluição podem causar sensações de picada ou de queimadura.  Uma reação cutânea pode ser desencadeada pela aplicação de um elemento que contém um ingrediente mal tolerado. Por exemplo, a água calcária. Uma pele sujeita a um eczema deste tipo fica predisposta a uma reatividade”, exemplifica Dra Loraine.

Retirar as impurezas e resíduos de maquiagem e poluição, que podem obstruir os poros e causar oleosidade. “A limpeza deve ser feita com um agente de limpeza específico, que não seja adstringente e não contenha ativos que possam provocar irritação neste tipo de pele, como o ácido salicílico, o ácido glicólico e o enxofre. Ela limpeza deve ser feita com sabonetes suaves, específicos para a pele sensível, ou mesmo com loções de limpeza utilizando um algodão. Livres de conservantes que podem causar irritação, e devem conter em sua composição ativos que acalmem o desconforto, reduzam a descamação e a sensação de ardência”, recomenda Dra. Loraine.

Além disso, as secreções cutâneas apresentam apreciável capacidade tamponante, importante propriedade, uma vez que o pH da pele é frequentemente alterado em consequência da utilização de produtos tópicos inadequados, expondo a pele a uma série de agentes agressores, em especial micro-organismos. “A determinação e o controle do pH cutâneo, sob o ponto de vista cosmético e/ou dermatológico, são de extrema utilidade, uma vez que o contato com substâncias agressivas, como detergentes, costuma ser frequente, ou até mesmo para evitar a utilização de produtos tópicos inadequados. Uma pele com o pH equilibrado, bem cuidada e hidratada tem menos chances de desenvolver problemas”, salienta a alergologista. 

A Buona Vita tem uma linha para tratar de peles sensíveis ou sensibilizadas, a Sensitive Organics, que tem uma loção tônica especialmente desenvolvida para esse tipo de condição de pele:


Loção Equilibri Skin (150ml) 
A Loção tônica para peles sensíveis e sensibilizadas, promove o equilíbrio do pH ao mesmo tempo que seu sistema HDNR rico em ativos calmantes e anti-inflamatórios protegem a pele e restabelecem a vitalidade após a higienização. 

Ativos: 
  • Ecobidens: extrato glicerinado de Bidens pilosa (Picão Preto), que promove a proteção do DNA e estimula a proliferação dos fibroblastos. Possui ação antioxidante e capacidade de reduzir o processo microinflamatório inibindo os indutores do processo de envelhecimento da pele.
  • Ecophysalis: extrato glicerinado de Physalis angulata (Camapú). Promove ação anti-inflamatória e anti-irritante das peles sensíveis, contribuindo também com ação antioxidante para prevenir os danos de radicais livres. Extrato de Camomila: Refrescante, antisséptico e suavizante.
  • Pantenol: Agente hidratante e estimulante da epitelização, que contribui para deixar a pele mais suave e elástica, somando-se a isso o efeito anti-inflamatório, que acalma a pele irritada.

Modo de usar: Após a higienização da pele com o Mousse Limpe Skin, aplicar o produto sobre a pele com auxílio de algodão. Realizar tamborilamento ou deixar secar naturalmente.


Em nosso último post falaremos sobre cremes específico para o tratamento diário de uma pele sensível . 




Dra. Loraine LandgrafMédica Especialista e Mestre em Alergia e Imunologia – UFPREspecialização em Allergy and Immunology - Universidade de Winnipeg- CanadáPresidente da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia ASBAI – Regional Paraná - Gestão 2015-2016. Assessora em Alergia aos Medicamentos da ASBAI – Gestão 2015-2016




Gostou das dicas de hoje?
Deixe aqui o seu comentário!


Postar um comentário

0 Comentários

Curso Maquiagem na Web

https://go.hotmart.com/W14915353E