Dois litros de água é o suficiente? - Dicas de beleza

Breaking

Dicas Ficando Bonita é um site para a mulher moderna. Aqui nós falamos sobre os mais diversos assuntos do mundo feminino.

Breaking News

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Dois litros de água é o suficiente?


A água é o “combustível” do corpo humano, e predomina em abundância no nosso organismo. É a bebida mais consumida em todo o planeta. Livre de calorias, ela é essencial para a manutenção da beleza e para o bom funcionamento do organismo. Muita gente, no entanto, não sabe qual deve ser a quantidade a ser ingerida diariamente.


A porcentagem de água no organismo humano varia em função da idade, do sexo e do peso da pessoa.  À medida que o ser humano envelhece, o seu peso corporal total representado pela água diminui gradualmente. Já em crianças recém-nascidas, a água constitui aproximadamente 72% do peso corporal. A diminuição de água está diretamente relacionada com o envelhecimento cutâneo, ficando evidente a importância da hidratação sistêmica, ingerindo água, e hidratação tópica através de cosméticos hidratantes. As mulheres, em geral, têm menos água no organismo devido à maior quantidade de tecido adiposo subcutâneo. 

Por que é importante beber água?


A água exerce, no organismo, diversas funções essenciais, agindo como o principal solvente do organismo e de toda matéria viva, tendo importante participação nos processos fisiológicos e de transporte de substâncias, desde a digestão até a absorção e excreção. Uma pessoa adulta possui no seu corpo um percentual de 60% a 75% de água, por meio da água, os nutrientes, as moléculas e as demais substâncias orgânicas são transportados pelo corpo.

A água auxilia na regulação do equilíbrio térmico, ou seja, na manutenção da temperatura corporal. Graças a ela, o nosso intestino e o nosso sistema circulatório funcionam. Além disso, ela estimula e faz funcionar os rins, eliminando as toxinas pelas vias urinárias.  A pele adquire um aspecto saudável quando ingerimos água regularmente. Tem ainda a função de lubrificar a mastigação, deglutição, excreção e auxiliar as articulações. 





Goles na (sua) medida

 

Se o nosso corpo é composto por água, ele necessita constantemente de uma reposição, pode até ser pela ingestão de sucos hidratantes, como já falamos aqui. E se separarmos o percentual de água por órgão teremos: o cérebro e o coração com 75% de água, fígado e Pulmões 86%, os rins 85%, o sangue 92%, os ossos 22% e os músculos 75%. Fica evidente que os nossos órgãos precisam manter a quantidade ideal de água pra funcionar corretamente. Quando deixamos de ingerir água, o nosso organismo entra num processo de desidratação. A desidratação diminui a sudorese e a quantidade de urina.





Além disso, o consumo insuficiente de água está associado com a fadiga e o cansaço, pressão alta, desordens no sistema digestivo, constipação intestinal, problemas renais e até ganho de peso. Apesar de ser muito comum a indicação pelos profissionais da área da saúde esse valor padronizado de 2 litros diários, é importante compreender que a fisiologia é única para cada indivíduo, assim a quantidade de água varia de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Calcule a quantidade ideal de água, com base na fórmula abaixo, e mantenha-se hidratado.



Para quem faz atividades físicas, essa quantidade deve ser aumentada (cerca de 1 litro a mais a cada hora de atividade). 


Gostou do post de hoje? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário