O manuseio correto ajuda na conservação dos cosméticos? - Dicas de beleza

Breaking

Dicas Ficando Bonita é um site para a mulher moderna. Aqui nós falamos sobre os mais diversos assuntos do mundo feminino.

Breaking News

domingo, 24 de setembro de 2017

O manuseio correto ajuda na conservação dos cosméticos?



O cosmético é o principal agente nos tratamentos estéticos e o seu correto manuseio é fundamental, pois ajuda na conservação. A biossegurança, que abrange a desinfecção e esterilização dos acessórios, assepsia das mãos e o descarte correto de resíduos, somados à utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s – entre eles luvas, óculos, touca, máscara e jaleco) contribuem para reduzir os processos de contaminação dos cosméticos no momento de sua utilização pelos profissionais de saúde estética que vão realizar o protocolo no cliente.


De modo a esclarecer algumas dúvidas dos profissionais de estética, bem como consumidores finais, conversamos essa semana com a profissional Bruna Mansani, especialista em Cosmetologia e integrante da equipe técnica da Buona Vita Cosméticos.

Beleza BV - Qual a primeira providência ao adquirir qualquer cosmético?  
Bruna Mansani - A primeira providência ao adquirir qualquer cosmético, é observar a validade ou a indicação do PAO (Period After Opening) que indica em quanto tempo o produto deve ser utilizado depois de aberto pela primeira vez. O número do lote, e o indicativo na rotulagem de que o produto está registrado/notificado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária são outros indicativos importantes e que representam uma garantia para o consumidor.  O que é bastante interessante e imprescindível para que o consumidor utilize o cosmético seguramente. Ciente desta informação é possível saber se o cosmético está adequado para o uso e se será possível utilizar o produto dentro do seu prazo de validade.



Beleza BV - Em relação a armazenagem existe alguma recomendação específica?
Bruna Mansani - Para o profissional de estética o essencial é escolher um local fresco e longe da luz. Para o cliente que utiliza o produto em casa, não se deve guardar seu produto cosmético na janela do banheiro (ambiente úmido, quente e em contato com a luz) ou dentro da nécessaire que fica no carro exposta ao calor. O melhor lugar é armazená-lo em um armário no quarto, por exemplo. Só pode deixar no armário do banheiro se não for um local muito úmido.

Beleza BV – Como podemos evitar a contaminação do cosmético?
Bruna Mansani - É necessário higienizar as mãos antes de utilizar o produto e fechar bem a embalagem após o uso para evitar contaminação e oxidação de matérias-primas. Se o produto for de uso coletivo e tiver uma embalagem de pote, por exemplo, deve-se sempre pegar o produto com uma espátula limpa para retirar o produto do frasco. Produtos de uso individual, onde a embalagem entra em contato com a pele (ex: embalagens roll on) não devem ser utilizados por mais de uma pessoa, principalmente se a área de aplicação for área mais susceptível, como os olhos.

Beleza BV - É importante que o profissional de estética siga essas dicas e oriente seus clientes a manusearem corretamente os cosméticos?
Bruna Mansani - Os profissionais de estética tem que ter um cuidado ainda maior, pois trabalham constantemente com o produto, então mesmo que o produto esteja sendo usado, o pote deve ser fechado entre uma aplicação e outra e também evitar que a tampa do produto tenha contato com outros objetos ou lugares que não estejam limpos ou tenham pó.  Ao seguirem essas medidas, os profissionais de estética transmitirão uma mensagem de cuidado, respeito e profissionalismo, fundamentais para a construção de sua credibilidade. Além disso, é bastante importante que o profissional de estética repasse este conhecimento aos seus clientes e assim ajude eles a extraírem melhor os benefícios de seu produto. 



Beleza BV - Teria alguma recomendação na hora de comprar o produto?
Bruna Mansani - Na hora de comprar, prefira os produtos lacrados assim tem-se a certeza de que não foram abertos por outra pessoa e não sofreram algum tipo de contaminação/alteração. Escolha o tamanho da embalagem de acordo com a quantidade de uso. Não adianta comprar uma embalagem muito grande, pois devemos SEMPRE respeitar a data de validade e o PAO (Period After Opening). Nunca utilize produto com validade vencida, ele pode não ter o efeito desejado ou até mesmo causar alguma reação adversa e ser perigoso para a saúde do consumidor. Uma prática bastante normal é comprar um filtro solar grande e usar em até dois verões. Porém isso não é interessante, os ativos desse tipo de produto podem sofrer alterações e assim perder parte de sua efetividade. Os filtro solares devem ser utilizados em no máximo um ano.


 

Beleza BV – Qual a orientação para manter a estabilidade do produto cosmético?
Bruna Mansani - O profissional nunca deve deixar a embalagem do cosmético aberta por muito tempo, pois isso aumenta as chances de contaminação do cosmético por micro-organismos presentes no ambiente, a dica vale também para o consumidor que utiliza um cosmético em casa. A exposição do produto ao ar, à luz, ao calor e à umidade propicia um ambiente muito interessante para fungos, leveduras e bactérias e também acelera o processo de oxidação de matérias-primas, podendo assim fazer com que o produto ou tenha alteração de cor, odor, textura ou perca parte de sua efetividade ou até mesmo que ele se torne perigoso para o uso. 







Bruna Mansani é formada em Química atuante no setor da Indústria Cosmética com Pós-graduação em Tecnologia de Cosméticos pela ABC em parceria com o Instituto Equilibra – Curitiba-PR. Com experiência em Assuntos Regulatório e Controle de Qualidade.  



Gostou do post de hoje?
Deixe aqui o seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário