O colágeno hidrolisado e os seus benefícios


As alterações da pele estão entre os sinais mais visíveis de envelhecimento. Tem havido um aumento considerável na compreensão de como a pele envelhece, juntamente com progressos significativos no sentido de reduzir as marcar do tempo, que incluem linhas finas de expressão, perda de hidratação, perda de elasticidade e firmeza da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de rugas, como já abordamos aqui.

É certo que o envelhecimento da pele está relacionado a fatores ambientais, genéticos, alimentação e outros fatores. No entanto, eles podem ser minimizados ou reduzidos se os níveis totais de colágeno no corpo aumentarem. Manter a quantidade certa de colágeno é a chave para uma pele bonita. Do ponto de vista científico, estudos afirmam que a ingestão diária de colágeno hidrolisado melhora a: hidratação; firmeza; elasticidade; aspecto geral da pele.


A bebida feita a partir do colágeno hidrolisado, que é produzido a partir da degradação enzimática do colágeno, já vem sendo recomendada por médicos, dermatologistas e esteticista e agora através de uma recente pesquisa, feita em conjunto pelas nutricionistas Luisa Wolpe Simas, Angélica Frizon Krindges, Bruna Taufenbach  e Anamaria Araujo da Silva, ganha ainda mais credibilidade. 

No estudo intitulado: “Avaliação das concentrações de aminoácidos e percepção na melhora estética com o uso de suplementação de colágeno hidrolisado adicionado de vitamina C em mulheres adultas”, as nutricionistas avaliaram os efeitos da suplementação de colágeno hidrolisado adicionado de vitamina C.

O estudo foi realizado com 20 mulheres, na faixa etária de 20 a 40 anos, com índice de massa corporal eutrófico, livres de doenças crônicas, servidoras e acadêmicas de uma Instituição de Ensino Superior de Blumenau. Acompanhe a entrevista, com uma das pesquisadoras e entenda a importância dos resultados obtidos com o uso do colágeno hidrolisado.

Beleza BV – Qual a importância do colágeno para corpo humano?
Luisa W. Simas : O Colágeno é uma proteína mais abundante no corpo humano, constituindo 25% do seu peso total. É o principal elemento fibroso da pele, ossos, tendões, cartilagens, vasos sanguíneos e dentes, sendo encontrado em quase todos os órgãos do corpo humano. Ele garante a sustentação intercelular da pele, responsável por sua firmeza e elasticidade. Apresenta diminuição da sua produção pelo organismo a partir dos 25 a 30 anos de idade e, portanto, é fundamental a suplementação externa. O uso regular de colágeno auxilia na recuperação das fibras colágenas, contribuindo para a prevenção da flacidez e fortalecimento de unhas e cabelos.

Beleza BV - Como foi feito o estudo?
Luisa W. Simas: Foi realizada a avaliação antropométrica, cálculo do consumo alimentar, análise bioquímica de hidroxiprolina e glicina por cromatografia líquida de alta eficiência, aplicação de um questionário de avaliação estética sobre a autoestima e percepção de melhora de pele, cabelos e unhas e registro fotográfico antes e após o período de suplementação com 8g de colágeno hidrolisado acrescido de vitamina C.

Beleza BV – Foi feira alguma  intervenção nutricional?
Luisa W. Simas: Sim, foram realizadas orientações nutricionais acompanhadas de um folder informativo sobre como manter uma alimentação saudável, ingestão de fibras, água, alimentos a serem evitados, aumento do consumo de alimentos fontes de colágeno e vitaminas antioxidantes na dieta. Os folders foram entregues com o propósito de melhorar a alimentação no período do experimento. Além deste material, foi criado um grupo em uma rede social para facilitar a comunicação e publicar orientações sobre as vitaminas antioxidantes A, C e E, sua função no organismo, recomendações diárias e fontes alimentares. 

Beleza BV - Quais foram os resultados iniciais?
Luisa W. Simas:  A avaliação antropométrica não apresentou resultados significativos, porém houve significância na avaliação do consumo alimentar com aumento para os nutrientes proteína e vitamina C e diminuição do consumo de lipídeos no pré e pós-intervenção. Além disto, obteve-se melhora na autopercepção estética de pele, cabelos e unhas como também foram notáveis as mudanças por meio do registro fotográfico.


           

Figura 1- Registro fotográfico de pele da face




A- Pré-intervenção; 
B- Pós 5ª semana de intervenção nutricional.


Figura 2 - Registro fotográfico de unhas


A- Pré-intervenção; 
B- Pós 5ª semana de intervenção nutricional.


Figura 3 - Registro fotográfico de cabelos



Legenda: A- Pré-intervenção; 
B- Pós 5ª semana de intervenção nutricional.


Beleza BV – Quais foram às conclusões com o estudo?
Luisa W. Simas : Os resultados estatísticos referentes aos exames bioquímicos de hidroxiprolina e glicina não foram significativos após 5 semanas de suplementação, mas ocorreu aumento nos níveis urinários de glicina. As conclusões foram que através dos resultados positivos observados na melhora do consumo alimentar e na melhora estética de pele, cabelos e unhas, conclui-se que a orientação nutricional aliada ao consumo de colágeno hidrolisado acrescido de vitamina C foi fundamental neste estudo.
  
Beleza BV – Qual a vantagem do colágeno líquido em relação ao em pó ou em cápsulas?
Luisa W. Simas : As cápsulas possuem uma concentração muito baixa e precisam de água ou um alimento líquido para serem ingeridas e os pós precisam ser dissolvidos em água, em outra bebida ou adicionados em preparações. Já o colágeno hidrolisado na forma líquida, além de ser prático por ser pronto para consumo, possui uma maior concentração desta proteína e é digerido rapidamente, sendo completamente absorvido e aproveitado pelo organismo.

  
O colágeno compreende cerca de 30% da proteína do corpo e 70% da proteína que constitui a pele. Ele que assegura a coesão, a elasticidade e a regeneração da pele, portanto, manter a quantidade ideal de colágeno é a chave para uma pele bonita. Os resultados apresentados neste estudo têm implicações para o uso do  colágeno hidrolisado  de modo positivo para a saúde e no aspecto geral da pele e, possivelmente, reduzir os sinais visíveis de envelhecimento.






LUISA AMÁBILE WOLPE SIMAS
Nutricionista - CRN-8: 3958
Especialista em Nutrição Clínica - UFPR
Acadêmica de Mestrado em Medicina Interna e Ciências da saúde - UFPR. Coordenadora e docente da Pós graduação em Nutrição Estética e Nutrição Clínica Funcional e Fitoterápica - INSPIRAR/IAPP
Consultora da linha Nutribio - Nutricosméticos Buona Vita


Postar um comentário

0 Comentários

Curso Maquiagem na Web

https://go.hotmart.com/W14915353E